Minerva Foods lança Relatório de Sustentabilidade e destaca sua expansão e o valor do foco na gestão da companhia

Em sua 7ª edição, o documento mostra as conquistas da empresa em 2017 e seu desempenho econômico, social, ambiental e de governança corporativa, com ênfase no compromisso com a sustentabilidade, transparência e melhores práticas de gestão.

A Minerva Foods anuncia a publicação do seu Relatório de Sustentabilidade 2017. Disponível no site www.minervafoods.com, esta edição apresenta aos seus stakeholders a trajetória da companhia ao longo do ano passado, quando completou 25 anos de história e dez anos de empresa listada no Novo Mercado da B3 (antiga BM&FBOVESPA). Neste sentido, o seu conteúdo aborda as conquistas, desafios e avanços da Minerva e mostra, de forma transparente, o seu compromisso de prestação de contas à sociedade, com os resultados apresentados de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e assegurados de forma independente pela Grant Thornton Brasil Ltda.

Para a Minerva, um dos destaques do ano foi a consolidação do seu plano estratégico de se tornar a mais diversificada plataforma de produção de carne bovina na América do Sul, aplicando em todas as suas atividades e operações os conceitos de valorização e foco na gestão, negócios, qualidade e segurança de alimentos, colaboradores, meio ambiente e relacionamento com todos os stakeholders. Ano passado, a aquisição de nove unidades frigoríficas no Paraguai, Uruguai e Argentina, onde também adquiriu uma unidade de processados e um centro de distribuição, possibilitou o crescimento da capacidade de abate em 52%, além de ganhos de sinergias operacionais, comerciais, em compras de insumos e em logística. “Com essas aquisições, nosso parque industrial passou a ter 45% de sua origem no Brasil e os outros 55% fora do país. Em relação à distribuição, crescemos no mercado brasileiro e nos países onde atuamos, além de ampliarmos a integração de gestão e operações de nossas unidades”, conta Fernando Galletti de Queiroz, presidente da Minerva.

Outro ponto alto é a apresentação das iniciativas socioambientais da companhia, que se pautam por uma cultura empresarial ética que considera os elevados padrões de qualidade em todos os seus processos, a qual é disseminada para todos os colaboradores. No caso da produção de carne bovina, por exemplo, o relatório retrata os rígidos cuidados em todas as etapas, que tem como requisitos fundamentais a preservação do bem-estar animal e as normas nacionais e internacionais de qualidade e segurança alimentar. Isso vale para todas as suas 26 plantas frigoríficas (capacidade de abate de 26.380 cabeças/dia), três plantas de processamento, 14 centros de distribuição e 13 escritórios internacionais, de onde os produtos da empresa partem para mais de 100 países, em linha com a estratégia da companhia, focada na exportação e alinhada a um modelo íntegro de gestão.

Valorização e foco, melhores práticas de governança e reconhecimento
A valorização e o foco, aplicados nos seus próprios recursos (humanos, organizacionais, estruturais e tecnológicos), agregam valor aos seus processos de produção, qualidade, produtos e, consequentemente, aos negócios. Com estes diferenciais, a Minerva assumiu em 2017 a liderança das exportações de carne in natura na América do Sul, com 22% de participação neste mercado.

Adotando as melhores práticas de governança corporativa, a Minerva construiu sua história apoiada em administração sólida, que valoriza a conformidade em todas as suas atividades e processos, dispondo da prestação de serviço de auditoria interna e externa. Todo o reconhecimento obtido pela companhia é fruto do trabalho minucioso dos seus colaboradores e que possibilita à Minerva ser a única empresa do setor frigorífico da América Latina a obter reconhecimento da International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial.

Em 2017, a companhia conquistou os vários prêmios: Processing Plant Investment Partners Latin America 2017; Melhor Frigorífico em Sustentabilidade Financeira, pela revista Dinheiro Rural; Melhor Indústria de Carne Bovina, pela revista Globo Rural e pela revista EXAME; Empresa do Ano do Agronegócio de 2016, pelo anuário “Melhores & Maiores”, da revista EXAME. Assim, com eficiência e qualidade, a Minerva Foods tem feito história e segue cumprindo com êxito sua missão de fornecer globalmente alimentos de qualidade, com responsabilidade socioeconômica e ambiental.

agro10
Data de Publicação: 06/07/2018 às 13:20hs
Fonte: Minerva Foods

About the author: JC Foryan Advocacia & Sustentabilidade

Pós Graduando em Direito Internacional Aplicado pela Escola Brasileira de Direito e ESA; Advogado Sócio Fundador do escritório JC Foryan Advocacia & Sustentabilidade com OAB/SP 260.393 e OAB/SC 29.173-A Tecnólogo em Gestão Ambiental e Saneamento do Meio Ambiente com inscrição no CREA/SP 5062510890; Sócio Fundador da JC Foryan Consultoria Imobiliária & Sustentabilidade; Presidente Coordenador da Comissão de Meio Ambiente, Direito Agrário e Rural 247˚ Subseção da OAB - Santana de Parnaíba; Conselheiro do (CONDEMAS) - Conselho de Defesa de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Santana de Parnaíba - SP Membro ativo e palestrante da ONG SOS Mata Atlântica e Wild Society Australian Organization; Interlocutor entre a sociedade carente e os órgãos públicos, apoiador de projetos sociais e ambientais, interlocutor entre o setor privado e órgãos de meio ambiente; ex-estagiário da CETESB e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo com participação na edição do livro BIOGÁS, combustível alternativo e cristão apoiador de projetos sócio-ambientais em regiões remotas das ilhas do Pacífico Sul, desenvolvedor de projetos que combatem a mudança climática e preservam a Camada de Ozônio. Membro do Movimento Nacional em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - núcleo de Barueri/SP. Com experiência profissional construída desde 1.999,o sócio-fundador do escritório, estruturou uma sólida banca jurídica especializada, norteada por preceitos éticos, morais e profissionais consolidados ao longo da história. Destaca-se o desenvolvimento e notoriedade do escritório nas áreas de Sustentabilidade, Direito Imobiliário, Direito do Meio Ambiente, Direito Internacional e Direito Civil que lhe proporcionaram um distinto reconhecimento no meio jurídico, contudo o escritório conduz com a mesma firmeza e rigor os casos que envolvam distintas áreas de atuação, oferecendo aos clientes um serviço jurídico integral de excelência.