Sustentabilidade em foco no Agronegócio e Direito Agrário

Com foco na genética e na sustentabilidade, a 59ª Exposição Agropecuária de Araçatuba foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (11), com a presença de autoridades e representantes do setor agropecuário.

O evento, que teve início na sexta-feira (6), tem como um dos objetivos demonstrar o equilíbrio entre a produção e o meio ambiente. De um lado, a feira genética com mais de mil exemplares de várias raças, mostra a qualidade dos animais produzidos nas fazendas de Araçatuba e região.

De outro, exemplos de projetos sustentáveis, como a aquaponia (produção integrada de peixes e hortifrútis) e a energia fotovoltaica, apontam ser possível aliar a produção rural com a preservação ambiental.

A expectativa, segundo o presidente do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Fábio Brancato, é um incremento de 20% a 30% no volume de negócios em comparação com o ano passado. “O Siran está resgatando o agronegócio. Estamos trazendo mais empresas para a Expô, em torno de 50% a mais do que o ano passado”, afirma o líder ruralista.

O otimismo de Brancato deve-se também à diversidade oferecida pela Expô este ano, que recebe animais bovinos, equinos e ovinos com genética de ponta para a produção a campo (cria, corte e leite). “Araçatuba e região são grandes exportadoras de genética e a feira está demonstrando isso com exemplares produzidos nas fazendas locais”.

Grandes criadores participam da feira com exemplares de gado Nelore, Senepol, Sindi, Tabapuã, Brangus, Girolando e Gir; ovinos Suffolk, Dorper e White Dorper; e equinos Mangalarga e Quarto de Milha.

SUSTENTABILIDADE

A energia fotovoltaica, obtida por meio da conversão direta da luz solar em eletricidade, por meio de placas, é um dos destaques da Expô 2018. O sistema, que vem sendo introduzido muito no campo, sobretudo em atividades como irrigação e gotejamento, está demonstrado na feira agropecuária na Fazendinha, há horta e na hidroponia (produção de verduras na água), provando que é possível produzir com práticas sustentáveis.

Outro destaque é a aquaponia, sistema integrado de cultivo de peixes e hortaliças. Os peixes fornecem os nutrientes de que as plantas necessitam e elas retiram a carga orgânica da água, devolvendo uma água limpa de volta aos peixes, possibilitando o reuso sem a necessidade de troca.valio84sl

About the author: JC Foryan Advocacia & Sustentabilidade

Pós Graduando em Direito Internacional Aplicado pela Escola Brasileira de Direito e ESA; Advogado Sócio Fundador do escritório JC Foryan Advocacia & Sustentabilidade com OAB/SP 260.393 e OAB/SC 29.173-A Tecnólogo em Gestão Ambiental e Saneamento do Meio Ambiente com inscrição no CREA/SP 5062510890; Sócio Fundador da JC Foryan Consultoria Imobiliária & Sustentabilidade; Presidente Coordenador da Comissão de Meio Ambiente, Direito Agrário e Rural 247˚ Subseção da OAB - Santana de Parnaíba; Conselheiro do (CONDEMAS) - Conselho de Defesa de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Santana de Parnaíba - SP Membro ativo e palestrante da ONG SOS Mata Atlântica e Wild Society Australian Organization; Interlocutor entre a sociedade carente e os órgãos públicos, apoiador de projetos sociais e ambientais, interlocutor entre o setor privado e órgãos de meio ambiente; ex-estagiário da CETESB e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo com participação na edição do livro BIOGÁS, combustível alternativo e cristão apoiador de projetos sócio-ambientais em regiões remotas das ilhas do Pacífico Sul, desenvolvedor de projetos que combatem a mudança climática e preservam a Camada de Ozônio. Membro do Movimento Nacional em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - núcleo de Barueri/SP. Com experiência profissional construída desde 1.999,o sócio-fundador do escritório, estruturou uma sólida banca jurídica especializada, norteada por preceitos éticos, morais e profissionais consolidados ao longo da história. Destaca-se o desenvolvimento e notoriedade do escritório nas áreas de Sustentabilidade, Direito Imobiliário, Direito do Meio Ambiente, Direito Internacional e Direito Civil que lhe proporcionaram um distinto reconhecimento no meio jurídico, contudo o escritório conduz com a mesma firmeza e rigor os casos que envolvam distintas áreas de atuação, oferecendo aos clientes um serviço jurídico integral de excelência.